quarta-feira, 3 de setembro de 2025

1 ano D e E - Atividade avaliativa mensal

 

📖 O Romantismo no Brasil

O Romantismo chegou ao Brasil no século XIX, logo após a Independência (1822), e teve papel fundamental na construção da identidade nacional. Enquanto em Portugal os escritores exaltavam a tradição e a pátria, no Brasil o movimento literário buscava valorizar:

  • A natureza exuberante (florestas, rios, fauna e flora tropicais).
  • O indígena como herói nacional (substituindo o cavaleiro medieval europeu).
  • O nacionalismo e a ideia de “povo brasileiro”.
  • O subjetivismo: emoções, idealização amorosa e o “eu” romântico.

Principais fases do Romantismo no Brasil

  1. Primeira geração – Nacionalista/Indianista
    • Exaltação da pátria e do índio.
    • Autores: José de Alencar (O Guarani, Iracema), Gonçalves Dias (Canção do Exílio).
  2. Segunda geração – Ultra-romântica/Byroniana
    • Influência do pessimismo e da melancolia.
    • Temas: amor impossível, morte, sofrimento existencial.
    • Autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu.
  3. Terceira geração – Condoreira
    • Engajamento social e político.
    • Denúncia da escravidão e das injustiças.
    • Autor principal: Castro Alves (O Navio Negreiro).

🚀 Desafio para entregar hoje


1. Faça um resumo do conteúdo acima (valor 2 pontos)

2. Já que vocês terminaram a prova sobre o Romantismo em Portugal, agora é hora de se conectar com o Romantismo no Brasil:

Atividade para casa vale 10 (dez):

  1. Em grupos de 2 a 4 colegas, escolham uma das fases do Romantismo no Brasil.
  2. Leia o poema e escreva em seu caderno: 

    📖 Canção do Exílio (1846) de Gonçalves Dias

    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o sabiá;
    As aves que aqui gorjeiam,
    Não gorjeiam como lá.

    Nosso céu tem mais estrelas,
    Nossas várzeas têm mais flores,
    Nossos bosques têm mais vida,
    Nossa vida mais amores.

    Em cismar, sozinho, à noite,
    Mais prazer encontro eu lá;
    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o sabiá.

    Minha terra tem primores,
    Que tais não encontro eu cá;
    Em cismar — sozinho, à noite —
    Mais prazer encontro eu lá;
    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o sabiá.

    Não permita Deus que eu morra,
    Sem que eu volte para lá;
    Sem que desfrute os primores
    Que não encontro por cá;
    Sem qu’inda aviste as palmeiras,
    Onde canta o sabiá.


    🎬 Após a leitura da Canção do Exílio, cada grupo deverá criar um vídeo curto (1 a 2 minutos) sobre a sua cidade. O vídeo deve:

    1. Destacar elementos que representam a beleza, a cultura ou a identidade local (praças, rios, festas, sotaques, comidas típicas, pessoas).

    2. Fazer uma intertextualidade com o poema, ou seja, trazer referências à ideia de Gonçalves Dias de exaltação da pátria/natureza, mas aplicadas ao contexto da sua cidade.

    3. Usar recursos criativos: pode ser narrado como poesia, acompanhado de música, ou até em formato de entrevista.

    👉 Direcionamento:

    • Gonçalves Dias exaltou as palmeiras e o sabiá como símbolos da sua terra. Quais são os símbolos que representam a sua cidade?

    • Assim como o poeta sonhava em voltar à pátria, o que faz vocês sentirem orgulho de pertencer ao seu lugar?

    • 🎥 Desafio criativo: Produzam, em grupos, um vídeo curto (1 a 2 minutos) apresentando a sua cidade, fazendo intertextualidade com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.
      Lembrem-se: valorizem os símbolos locais, usem criatividade e mostrem orgulho da terra onde vivem!

Assim, vocês não apenas estudam, mas também vivenciam o Romantismo brasileiro, reconhecendo como ele ajudou a formar nossa identidade cultural. Arrasem!!!! Vamos apresentar a produção no Cine Castelo Branco.

COMO SEU GRUPO SERÁ AVALIADO:

RUBRICA AVALIATIVA - 10 PONTOS

Critério

Descrição

Pontuação

Intertextualidade

O vídeo faz referência clara à Canção do Exílio, utilizando ideias, imagens ou versos adaptados.

0 a 2 pontos

Valorização da cidade

Apresenta símbolos locais (natureza, cultura, história, pessoas) de forma criativa e positiva.

0 a 2 pontos

Criatividade

Uso de recursos expressivos (narrativa, imagens, música, poesia, dramatização).

0 a 2 pontos

Organização e clareza

Estrutura coerente: introdução, desenvolvimento e conclusão; linguagem clara e compreensível.

0 a 2 pontos

Trabalho em grupo

Evidência de colaboração entre os integrantes (divisão de falas, participação equilibrada).

0 a 2 pontos    

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