📖 O Romantismo no Brasil
O Romantismo chegou ao Brasil no
século XIX, logo após a Independência (1822), e teve papel fundamental na construção
da identidade nacional. Enquanto em Portugal os escritores exaltavam a
tradição e a pátria, no Brasil o movimento literário buscava valorizar:
- A natureza exuberante (florestas, rios, fauna e
flora tropicais).
- O indígena como herói nacional (substituindo o cavaleiro
medieval europeu).
- O nacionalismo e a ideia de “povo
brasileiro”.
- O subjetivismo: emoções, idealização amorosa
e o “eu” romântico.
✍️ Principais fases do Romantismo no
Brasil
- Primeira geração –
Nacionalista/Indianista
- Exaltação da pátria e do
índio.
- Autores: José de Alencar
(O Guarani, Iracema), Gonçalves Dias (Canção do
Exílio).
- Segunda geração –
Ultra-romântica/Byroniana
- Influência do pessimismo e da
melancolia.
- Temas: amor impossível, morte,
sofrimento existencial.
- Autores: Álvares de Azevedo,
Casimiro de Abreu.
- Terceira geração – Condoreira
- Engajamento social e político.
- Denúncia da escravidão e das
injustiças.
- Autor principal: Castro
Alves (O Navio Negreiro).
🚀 Desafio para entregar hoje
1. Faça um resumo do conteúdo acima (valor 2 pontos)
2. Já que vocês terminaram a prova
sobre o Romantismo em Portugal, agora é hora de se conectar com o Romantismo
no Brasil:
Atividade para casa vale 10 (dez):
- Em grupos de 2 a 4 colegas,
escolham uma das fases do Romantismo no Brasil.
- Leia o poema e escreva em seu caderno:
📖 Canção do Exílio (1846) de Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.
🎬 Após a leitura da Canção do Exílio, cada grupo deverá criar um vídeo curto (1 a 2 minutos) sobre a sua cidade. O vídeo deve:
-
Destacar elementos que representam a beleza, a cultura ou a identidade local (praças, rios, festas, sotaques, comidas típicas, pessoas).
-
Fazer uma intertextualidade com o poema, ou seja, trazer referências à ideia de Gonçalves Dias de exaltação da pátria/natureza, mas aplicadas ao contexto da sua cidade.
-
Usar recursos criativos: pode ser narrado como poesia, acompanhado de música, ou até em formato de entrevista.
👉 Direcionamento:
-
Gonçalves Dias exaltou as palmeiras e o sabiá como símbolos da sua terra. Quais são os símbolos que representam a sua cidade?
-
Assim como o poeta sonhava em voltar à pátria, o que faz vocês sentirem orgulho de pertencer ao seu lugar?
🎥 Desafio criativo: Produzam, em grupos, um vídeo curto (1 a 2 minutos) apresentando a sua cidade, fazendo intertextualidade com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.
Lembrem-se: valorizem os símbolos locais, usem criatividade e mostrem orgulho da terra onde vivem!
-
Assim, vocês não apenas estudam, mas também vivenciam o Romantismo brasileiro, reconhecendo como ele ajudou a formar nossa identidade cultural. Arrasem!!!! Vamos apresentar a produção no Cine Castelo Branco.
COMO SEU GRUPO SERÁ AVALIADO:
RUBRICA AVALIATIVA - 10 PONTOS
|
Critério |
Descrição |
Pontuação |
|
Intertextualidade |
O vídeo faz referência clara à Canção
do Exílio, utilizando ideias, imagens ou versos adaptados. |
0 a 2 pontos |
|
Valorização da cidade |
Apresenta símbolos locais
(natureza, cultura, história, pessoas) de forma criativa e positiva. |
0 a 2 pontos |
|
Criatividade |
Uso de recursos expressivos
(narrativa, imagens, música, poesia, dramatização). |
0 a 2 pontos |
|
Organização e clareza |
Estrutura coerente: introdução,
desenvolvimento e conclusão; linguagem clara e compreensível. |
0 a 2 pontos |
|
Trabalho em grupo |
Evidência de colaboração entre os
integrantes (divisão de falas, participação equilibrada). |
0 a 2 pontos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário